O Instituto Kenntnis oferece diversos cursos e treinamentos para a indústria, atacado e varejo, bem como para profissionais liberais e conselhos de classe, abordando temas diversos, que visam aumentar a competitividade, o aumento no desempenho dos profissionais, a lucratividade e a minimização de custos.
Conheça a seguir alguns dos cursos oferecidos pelo Instituto Kenntnis:
Em virtude da facilidade de acesso à tecnologia e à informação, os produtos e serviços ofertados no mercado tornam-se muito similares. O grande diferencial competitivo que as empresas e os profissionais da área comercial podem e devem buscar é o constante aperfeiçoamento de conhecimentos e práticas. O objetivo deste programa de treinamento, além de uma atualização de conhecimentos, é verificar as práticas atuais, analisá-las e, com base nos aspectos positivos e nas oportunidades de melhoria, buscar implementar as melhores práticas em vendas, criando uma vantagem competitiva com base na prestação de serviço e na busca de satisfação do cliente.
Em 24 horas/aula, visa construir um processo de reflexão sobre o conhecimento e o desconhecimento das pessoas e das empresas face à nova ontologia da complexidade e do caos determinístico – a caoplexidade -, tendo a imprevisibilidade e a incerteza como parâmetros críticos do novo paradigma que se configura nessa fase de transição e de cegueira paradigmática. No curso, a reflexão é também estendida aos sistemas autopoiéticos individuais e sociais, pois estes são de importância fundamental no processo de comunicação empresarial.
Este curso visa auxiliar no aperfeiçoamento profissional de vendedores e na melhoria do relacionamento inter-pessoal, por intermédio da compreensão das necessidades e desejos dos clientes, sejam externos ou internos. Buscar capacitar para facilitar a comunicação, aumentar o entendimento, melhorar relacionamentos, gerar qualidade no atendimento, despertar a confiança, criar um envolvimento com o cliente, ser um consultor de vendas e efetuar vendas com sucesso.
Em 24 horas/aula, apresenta uma reflexão sobre a metodologia do Balanced Scorecard, indicando como implementar um processo de gerenciamento das estratégias com monitoração de resultados a partir de diversas perspectivas.
Em 16 horas/aula, busca potencializar a eficácia pessoal e profissional por meio da prática do comportamento assertivo. Analisa suas características, posturas requeridas e benefícios. Aborda também o uso da assertividade como fator essencial para o aumento do autoconhecimento, da auto-estima e da capacidade de resolver problemas.
Em 6 encontros de 4 horas/aula em cada, apresenta um referencial teórico moderno e científico para embasar o ato criativo em uma prática que une vivências, elaboração de produtos criativos para a reflexão do grupo sobre os mesmos, com base em sua própria experiência de trabalho.
Em 24 horas/aula, apresenta as características de um líder bem-sucedido, bem como identifica o que são e como trabalham equipes alinhadas.
Em 40 horas/aula aborda como aplicar os conceitos da moderna gestão de projetos, considerando aspectos de inovação e a interconexão, abrangendo temas como pensamentos analítico e sistêmico em ambiente de projetos, a evolução da metodologia de projetos, o processo Backward na elaboração de projetos e os modelos de implementação de Pressman e Wildavsky. Este conteúdo é totalmente adaptado à metodologia do PMI - Project Management Institute.
Em 40 horas/aula, apresenta os mais recentes desenvolvimentos na área da Gestão do Conhecimento, assim como modelos e abordagens que permitem identificar e monitorar o Capital Intelectual das organizações. Discute a Gestão do Conhecimento na perspectiva organizacional, identificando suas características, analisando exemplos atuais e apresentando modelos para a sua efetiva gestão. Visa à formação de gestores com metacompetência transdisciplinar para atuar no novo ambiente de negócios no qual a Gestão do Conhecimento, o Capital Intelectual e a compreensão e vivência da incerteza decorrerão da reflexão sobre as “verdades científicas” que determinam um desconhecimento a ser entendido para garantir vantagens competitivas sustentáveis.
Em 24 horas/aula, apresenta uma metodologia de Planejamento Estratégico capaz de proporcionar uma reflexão sobre a visão do futuro, missão, valores e princípios que regem a cultura organizacional, bem como para a montagem de cenários para a definição de ameaças e oportunidades do ambiente externo e de pontos fortes e fracos do ambiente interno, capacitando os participantes para desenvolverem o Plano Estratégico de suas empresas.
Em 24 horas/aula, discute as competências essenciais para a formação de um líder orientado para resultados, permitindo aos participantes uma reflexão auto-avaliativa em relação às principais pesquisas mundiais sobre o tema.
Apresenta as características necessárias para um profissional de vendas bem sucedido, como o Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA). Aborda as características do cliente, os princípios e o passo a passo da venda, bem como enfatiza a necessidade do planejamento e do estabelecimento de objetivos e metas. Seu objetivo é auxiliar na compreensão de conceitos e técnicas de vendas, que possam contribuir para ampliar conhecimentos, aperfeiçoar habilidades e melhorar atitudes, visando o sucesso profissional e financeiro decorrente da prática adequada desse aprendizado. A venda é uma arte e precisa ser compreendida de forma adequada para que se possa atingir a eficiência e a eficácia. Os profissionais e as empresas envolvidas no processo de venda de produtos ou serviços, mesmo os mais experientes, necessitam reciclar-se constantemente, buscando manter e adquirir atitudes e comportamentos vencedores.
Este curso aborda os passos da venda, que envolvem a prospecção, a pré-abordagem, a abordagem, a apresentação, a demonstração, a preparação para superação de obstáculos, a negociação, o fechamento e a pós-venda (acompanhamento). Tem como objetivo melhorar o desempenho de vendas dos participantes, decorrente da compreensão e aplicação das etapas do processo de venda. Compreender adequadamente e fazer de cada uma das etapas do processo de venda um hábito permitirá a qualquer profissional o sucesso na venda de produtos e/ou serviços.
Este curso engloba temas como a análise SWOT, conhecimentos, habilidades e atitudes vendedoras, o processo da venda passo a passo e o planejamento de vendas. Tem como objetivo apresentar conceitos e estratégias de marketing e vendas, que possam contribuir para mudar atitudes, rever conceitos, melhorar relacionamentos e ter sucesso profissional e financeiro, pela conquista de uma maior participação de mercado (market share) resultante de uma adequada estratégia de marketing e vendas. Todas as atividades envolvem um processo de venda de produtos ou serviços, mesmo que às vezes seja imperceptível ao profissional. No entanto, para ser bem-sucedido, todo profissional deve ter seu plano de marketing, que envolve o seu produto/serviço, o seu mercado de atuação, o posicionamento, seu público-alvo e suas estratégias de preço e promoção.